quinta-feira, 15 de março de 2012

CARTA-MANIFESTO DO REDEMOINHO - MOVIMENTO BRASILEIRO DE TEATRO DE GRUPO

Prezada Superintendente, Excelentíssima Ministra,
Prezados e prezadas de todo o País, escutai-nos!

Se soarmos, assim, repetitivos,
Perdoai-nos, oh, senhores e senhoras!
É que assim, obstinados, o fazemos:
Ensaiamos todo dia, toda hora!

Não nos furtamos, pois, nesta missiva,
De ecoar o nosso coro tão antigo:
Já há dez anos pleiteamos nosso Prêmio:
O do Teatro, o do Brasil, o da Alforria.

Da liberdade do “Senhor do Capital”
Que só navega o mar dourado do incentivo.
Pelo fomento ao que, de fato, é brasileiro!
Do que é contínuo, permanente e inventivo!

E em uníssono, também reivindicamos,
Que paguem aquilo que nos devem, há tanto tempo:
Myriam Muniz, Procultura e outros tantos.
Pois já vivemos entre “trancos e barrancos”.

Se “fim de ano” não é dezembro,
E “mês que vem” não é janeiro,
“Primeiro trimestre” passa março
Então, “abril” é o terceiro?

Porque não podem organizar a casa toda?
Um cronograma anual caía bem.
Mas bem sabemos, há eleição e coisa tal,
Também tem Copa e coisas mais, que não convém...

Nosso recado “epistolovisual”
Segue nas redes, por aí, Brasil afora,
Pra Fundações, Secretarias e Conselhos,
Para quem curtir, compartilhar, mandar na hora!

Redemoinho é de vento e é de água
Enxuga e molha, é espiral, nunca tem fim.
Em todo canto canta sua toada
Reverberando sua voz pelos Brasis.

quarta-feira, 14 de março de 2012

O Diretor e o Ator

O Programa Residência Artística continuará este ano em nova sede: o Cine Teatro Cuiabá, em uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura e o Instituto Mato Grossense de Desenvolvimento Humano - IMTDH, atual gestor do espaço.
Neste Programa um pesquisador em artes cênicas recebe voluntários para participar de seu estudo e juntos desenvolver conhecimentos sobre os caminhos da idealização de um produto cênico. O pesquisador torna-se artista residente de um espaço e tem um mês para desenvolver sua pesquisa com a colaboração de interessados.
No mês de abril o diretor, ator e pesquisador chileno Fábian Padilla tratará da relação entre ator e diretor, como ele mesmo revelou:
"Por mais plástica e experimental que seja a sua linguagem, o Diretor é o pai criativo e impulsionador da peça, o lado B da história, ou foco da peça a ser contada onde pulam as mais ousadas e anárquicas investigações teatrais. Isso é a prova máxima de que, as narrativas que se sustentam com um diretor como pai artistico representa uma peça com vida, com forma e com verdade."

Para enfatizar o trabalho do diretor na obra cênica, Fábian estudará a teoria básica conceitual e se utilizará de exercícios e dinâmicas em grupo. Os participantes deverão ser maiores de 15 anos, com conhecimentos primários ou avançados de teatro.

Fabian Padilla possui graduação em Artes Cënicas - Universidade de Chile(Facetas) (2002), especializacão em Pedagogia e na Área Atuação e Voz. Mestre em Direção Teatral - Esc. Teatro Facetas (2004). Atuando como coordenador na Escola de Arte Cënicas "INET". Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral. Já participou de Filme longa e curta metragem, propagandas, direções e produções artísticas. Professor do Espanhol na UNIC, Cuiaba. Atualmente é professor da Escola CEEL e ministra palestras pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Os interessados poderão fazer as inscrições gratuitamente tanto no Cine Teatro Cuiabá quanto no Pavilhão das Artes nos telefones abaixo.

SERVIÇO
Residência Artística 2012 - Artes Cênicas
com Fábian Padilla
Segundas e quartas - das 19h às 21h30
Do dia 02/04 ao dia 25/04
Local: Cine Teatro Cuiabá - salão superior
Inscrições: 65 3613 9230 (Pavilhão das Artes) ou 3624 5845 (Cine Teatro Cuiabá)
Maiores de 15 anos
Nível Iniciante e Avançado

sexta-feira, 9 de março de 2012

Residência Artística no Pavilhão - Artes Cênicas 2012

As inscrições estão abertas para o Programa Residência Artística - Artes Cênicas 2012!
Os encontros terão início em abril, no dia 02/04 ao dia 25/04.
O artista residente do mês de Abril será Fabian Padilla Alcazar, do Chile, que desenvolve uma pesquisa a respeito do papel do diretor na criação teatral.

"Por mais plástica e experimetal que seja a sua linguagem, o Diretor é o pai criativo e impulsionador da peça, o lado B da história, ou foco da peça que não é vista onde pulam as mais ousadas e anárquicas investigações teatrais. Isso é a prova máxima de que, as narrativas que se sustentam com um diretor como 'pai artistico' representa uma peça com vida, com forma e com verdade.Teatro e Ator, Diretor e teatro... Passeando solene e desafiador pelos elos, o Ator propõe, impõe e dispõe de formas e conteúdos para provar que ainda é a peça básica da engrenagem que move os pequenos e grandes conceitos que cada vez ditam as regras e os espaços para a sagrada e, também felizmente profana, Arte de atuar e Dirigir."

Fabian Padilla Alcazar
Possui graduação em Artes Cënicas - Universidade de Chile(Facetas) (2002), especializacão em Pedagogia e na Área Atuação e Voz. Mestre em Direção Teatral - Esc. Teatro Facetas (2004). Atuando como coordenador na Escola de Arte Cënicas "INET". Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral. Já participou de Filme longa e curta metragem, propagandas, direções e produções artísticas. Professor de Espanhol na UNIC, Cuiabá. Atualmente é professor da Escola CEEL e ministra palestras pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

SERVIÇO:
Programa Residência Artística no Pavilhão - Artes Cênicas
Artista Residente: Fábian Padilla
Tema da Pesquisa: "Teatro é a arte do Ator e a vida do Diretor"
Quando: Segundas e Quartas - das 19h às 21h30
De 03/04 a 25/04
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Inscrições: 65 3613 9230

Salve Geral para a Geração Sodré!

No dia Nacional da Poesia - 14 de março - vamos nos juntar para 'poetar' na Biblioteca Estevão de Mendonça - que neste ano está fazendo 100 anos. É um SALVE GERAL pra "geração Sodré" se juntar e celebrar a poesia 'sodrezando' versos.

SERVIÇO:
O Que: Sarau pro Sodré
Quando: 14/03/2012 - 19h
Por Que: Poetar é preciso... Viver não é preciso
Quem: Todo mundo - de médico, poeta e louco, todo mundo tem um pouco
Onde: Biblioteca Estevão de Mendonça - Pavilhão das Artes - Palácio da Instrução
Praça da República - Centro - Cuiabá - MT

quinta-feira, 8 de março de 2012

Curso Livre de Teatro 2012!

O CURSO LIVRE DE TEATRO deste ano vai começar com o módulo de Dramaturgia, com a professora mestranda Maira Jeannyse. O início do módulo está marcado para 03 de abril. Este ano as aulas serão em espaços diferentes para maior acomodação das necessidades de cada matéria. As aulas de Dramaturgia acontecerão no Museu de Arte Sacra - MAS, na sala multimeios.

O CURSO LIVRE DE TEATRO é um curso anual de caráter modular, sendo cada mês um módulo diferente das áreas de criação do espetáculo, que são: Dramaturgia, Encenação, Direção, Cenografia, Iluminação, Música Cênica e Produção Teatral.

As aulas são na sua maior parte teóricas, por isso a atuação e oficinas voltadas para o trabalho de ator serão oferecidas à parte por consistir num estudo que exige muito mais tempo de trabalho prático e condicionamento físico.

As inscrições poderão ser efetuadas pelo telefone 3613 9230.

Maira Jeannyse
Bacharel em Artes Cênicas, habilitação em Direção Teatral pela Universidade do Rio de Janeiro - Uni-Rio (2000), especialista em Cinema – Unic (2009) e Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO - UFMT). Docente e Coordenadora do Curso Tecnólogo em Interpretação Teatral da Universidade de Cuiabá (2008-2009). Atualmente ministra as disciplinas Criatividade I e II na Unic.
Diretora dos espetáculos: "O equívoco" (1996), "Uma Mulher Vestida de Sol” (1997-2000), "Entre quatro paredes" (2001), "Eu sei que vou te amar" (2002), "Quem tem medo de Virgínia Woolf?" (2002), "Senhora dos Afogados” (2007-2008), “O Diário” (2011). Roteirista dos curtas: "O último dia antes do primeiro”, "A trama do drama" e, dramaturga das peças: "Lados Alados", "Mulher das Raízes", "As Mãos cegas". Atualmente é Coordenadora do GT Dramaturgia, Tradições e Contemporaneidade da Associação Brasileira em Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE/ SP. É Membro da SOCINE/ RJ. Sua Pesquisa atual intitula-se “A poética desterritorializada em Chico Buarque”. Desde 2009 ministra o Curso de Teatro para Iniciantes (SESC Arsenal - MT). É Diretora Técnica Pedagógica da Cais – Associação de Artistas e Pesquisadores em Artes. Desenvolve com a Cia. Vertigo de Teatro um núcleo de pesquisa teatral acerca do contemporâneo, com ênfase na Antropologia Teatral.

SERVIÇO:
Curso Livre de Teatro - 2012
Módulo I - Dramaturgia
Início: 03/04/2012
Término: 26/04/2012
Terças e Quintas
Das 18h às 22h
Total H/A: 32h
Local: MAS - Museu de Arte Sacra
Igreja do Bom Despacho - Seminário