quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Oficina de Composição de Cenas Curtas


OFICINA DE COMPOSIÇÃO DE CENAS CURTAS

Acontecerá no Cine Teatro Cuiabá uma oficina de composição de Cenas Curtas ministrada pela diretora, atriz e dramaturga, Juliana Capilé, nos dias 8,9,10 e 11 de novembro, das 14h às 19h.
A composição de cenas curtas é um grande exercício do ator realizador e consiste em montar pequenos espetáculos de no máximo 20 minutos de duração. É uma experiência de síntese e exige que o ator esteja plenamente consciente de suas ações no palco.
Os participantes desta oficina precisarão ter uma proposta de encenação. Com esta proposta, os participantes receberão instruções de dramaturgia, direção, encenação, caracterização, atuação e tudo que compõe um espetáculo: iluminação, figurino, adereços de cena, etc.
O resultado desta oficina será várias pequenas cenas de teatro.

Juliana Capilé é cuiabana, e iniciou sua carreira teatral no Grupo Folhas, em 1990. Quando optou pela profissionalização, freqüentou a Faculdade do Paraná - FAP, onde fez o curso de licenciatura em Artes Cênicas, em Curitiba, mas não concluiu os estudos. Trabalhou com áudio visual na TBO / Bandeirantes, de Cuiabá e prosseguiu os estudos de cinema em Belo Horizonte, onde fez parte da Associação de Curta-Metragistas e trabalhou nas unidades Unibanco de Cinema. Participou do curso de cinema oferecido pelo Instituto Dragão do Mar, em Fortaleza, em parceria com a Casa Amarela e freqüentou vários outros cursos na área de cinema, teatro, dramaturgia e roteiro. Cursando Direção Teatral na UFOP/MG, foi a primeira aluna a dirigir o trabalho final do Curso Livre de Teatro, além de várias outras direções e dramaturgias. Em 2010 esteve na Espanha apresentando seu monólogo Primeira Pele e fez um curso com O Bando, em Portugal. Em 2011 participou do processo de imersão teatral oferecido pelo Odin Teatret, em Holstebro, na Dinamarca.Juliana Capilé é atriz, diretora e dramaturga teatral, integrante fundadora da Cia Pessoal de Teatro, formada em Direção Teatral pela UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto / MG. Atualmente trabalha na Secretaria de Estado de Cultura, na Gerência de Artes Cênicas.

Serviço:
OFICINA DE COMPOSIÇÃO DE CENAS CURTAS
Local: Cine Teatro Cuiabá
Data: 8,9,10 e 11 de novembro de 2011.
Horario: Das 14h às 19h
Inscrições: Cine Teatro Cuiabá, das 14h às 18h
Inscrição gratuita

Esta oficina é oferecida pelo Instituto Centro de Vida - Espaço Vitória


Apoio Cultural: Cine Teatro Cuiabá

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Oficinas de Teatro no Pavilhão


A atriz Thereza Helena, da Cia Thereza João, será a ministrante de duas oficinas no mês de novembro no Palácio da Instrução.

ZONA DO IMPROVISO
Este encontro propõe abordar duas metodologias específicas de improvisação: o campo de visão e a zona de improvisação. Basicamente é um jogo cujo ponto inicial chama-se: ponto zero. É um exercício instrumentalizador para os atores na construção de personagens; funciona como um mecanismo de geração de sintonia e harmonização do coletivo e por isso se estabelece como linguagem cênica.

Voltado para atores, dançarinos e interessados, a partir de 16 anos.
Data: 5 e 6 de novembro de 2011. (Sábado e Domingo)
Horário: Das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Palácio da Instrução - Pça da República, 151, Centro
Inscrições: 65 - 3613 9230


TEATRO EM JOGO
Esta oficina pretende trabalhar o potencial cênico da criança a partir de 5 anos através de jogos teatrais e dramáticos baseados em exercícios criados por Viola Spolin, Ingrid Koudela e Ricardo Japiassu.
Serão Ministrados os seguintes conteúdos:
• Jogos teatrais;
• Jogos dramáticos;
• Comandos e respostas;
• Concentração e ação.
Indicado para pequenos atores, entre 5 e 10 anos.
Data: 7, 8 e 9 de novembro de 2011. (Segunda, terça e quarta)
Horário: Das 15h às 18h
Local: Palácio da Instrução - Pça da República, 151, Centro
Inscrições: 65 - 3613 9230



THEREZA HELENA
Atriz, diretora, produtora, professora de teatro formada pelo Curso Técnico de Artes Dramáticas Senac Governo do Estado de Mt- 2005. Licencianda em música pela Universidade Federal de Mato Grosso. Sócia fundadora da Cia TherezaJoão, na qual atua como atriz e pesquisadora musical . Ministra os cursos anuais de iniciação teatral do Sesc Arsenal e Colégio coração de Jesus.
Pesquisa o teatro musical em parceria com a Escola De música Sol Maior e Maestro Habel Dy Anjos. Investiga a cerca do universo da improvisação com base nos conceitos e práticas do campo de visão de Marcelo lazzaratto, Zona do Impproviso de Marina Elias, norteada pelos trabalhos de Valere Novarina e Viola Spolin.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Observatório Cênico


Se você, que é pesquisador da área de artes cênicas, tem algum material que queira dividir com outros pesquisadores (vídeo, DVD, palestra, livros), agende um dia no Observatório Cênico. Você terá a sua disposição o auditório do Palácio da Instrução, uma sala climatizada com equipamento de áudio visual e som, para expor o assunto de seu interesse ou divulgar sua pesquisa. Em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura a sua explanação atingirá outros interessados, multiplicando a divulgação da sua informação e contribuindo para uma rede de conhecimentos.
Divida o que você sabe e conquiste aliados para sua pesquisa!
Agende com a Gerência de Artes Cênicas da Secretaria de Estado de Cultura, enviando sua proposta para o e-mail julianacapile@cultura.mt.gov.br
Estamos aguardando sua proposta!